domingo, 26 de setembro de 2010

Biface


Biface - Museu da Pré-História - Les Eysies de Tayac - França
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Biface

Esta obra de arte, disfarçada de instrumento lítico, está exposta no museu da Pré-História de Les Eysies de Tayac, na Dordonha, França.
Aconselho a visita a este museu, extraordinariamente bem organizado e com peças de se lhes tirar o chapéu, que se podem fotografar, sem flash.
Foi o caso deste biface em sílex, vinte e um centímetros de beleza indescritível que admirei por largo tempo, a peça rodando muito lentamente para que se possa observar de todos os ângulos possíveis e imaginários e que fotografei respeitosamente.
Uma beleza de peça que chegou até nós para nos comover e interpelar.
Quem fabricou esta obra de arte delicada? Quem a segurou entre as mãos?

Anabela Magalhães

3 comentários:

  1. é incrivel pensar que hoje no estudo da pré-historia ainda pensem que o homem fabricava esses artefatos, unica e exclusivamente para caça. se pensarmos o quanto o ser humano é complexo hoje, por que nao pensarmos que mesmo em tempos remotos, foram capazes de criar algo pela beleza, pelo simples gesto de criar...concordo, é um lindo biface!

    ResponderEliminar
  2. Independentemente de sabermos com exactidão o que ia na cabeça de quem construiu estes instrumentos, muitas peças estão para além do utilitário e é impossível deixar de pensar no Design e da sua preocupação em juntar útil a belo, às vezes extraordinariamente belo a extraordinariamente útil.
    Sem dúvida que esta peça é um exemplo paradigmático do que afirmo.
    Somente um mero instrumento lítico? Ou também uma refinada peça de arte excepcional?
    Obrigada pela colaboração.

    ResponderEliminar
  3. Ésqueci-me de assinar o comentário...

    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar