terça-feira, 30 de novembro de 2010

Colaborações /Agradecimentos


Sala de História - Centro de Recursos - Outono de 2009
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Colaborações / Agradecimentos

Hoje foi dia de boas-novas que tenho de contextualizar neste blogue.
Já aqui falei anteriormente do Centro de Recursos que estou a organizar na Sala de História da EB 2/3 de Amarante, no âmbito do projecto "História em Movimento", e que até agora viveu, essencialmente, dos meus próprios recursos, recursos que transportei de minha casa para a Escola, para a Sala de História, e que aí permanecerão em depósito enquanto eu me mantiver pela EB 2/3 de Amarante.
Mas era/é urgente a sua ampliação. Urgente face à genuina sede de Saber que muitos alunos demonstram requisitando materiais de semana para semana, cumprindo as regras pré-estabelecidas, entregando os recursos já consultados para requisitarem novos recursos imediatamente a seguir.
O Centro de Recursos tem sido um sucesso e vai daí, face à imperiosa necessidade de o ampliar, conversa daqui, conversa dali, e por que não solicitar a colaboração do Presidente da Câmara Municipal de Amarante?
Meti pés ao caminho e no passado dia 16 de Novembro enviei um pedido de colaboração dirigido ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara que agora transcrevo: 

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Amarante

O grupo de História do 3º Ciclo da Escola EB 2/3 de Amarante, nas pessoas da professora Anabela Magalhães e Irene Caetano, elaborou um projecto intitulado "História em Movimento" que visa, entre muitos outros objectivos, desenvolver o gosto pela disciplina de História e aprofundar a sua vertente de História Local.
Neste sentido criou um Centro de Recursos de História, na Sala de História, a funcionar com um pequeno espólio de diversos recursos na forma de livros, vídeos, DVDs, e réplicas de diferentes peças adquiridas em museus.
Pretendendo aumentar os recursos ao dispor dos alunos, solicitamos a sua melhor colaboração no sentido de contribuir para um enriquecimento deste espólio nomeadamente com a doação ao Centro de Recursos de História das seguintes obras existentes na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira:

. Actas do Congresso Histórico de 1998
. Actas do Congresso Histórico de 2008
. Amarante a Heróica Defesa da Ponte de José Ruy
. Amarante e a Guerra Peninsular
. Lendas de S. Gonçalo e de Amarante de António Patrício
. Na sombra de Pascoaes de Maria José Vasconcelos
. O Brasão da Vila de Amarante
. Notícias de alguns artistas que trabalharam em Amarante
. O General Silveira e a reedificação de Amarante
. O General Silveira - A sua acção militar na Guerra da Península
. A Antiga Ponte Fortificada de Amarante
. S. Gonçalo, história ou lenda de Arlindo Magalhães
. Teixeira de Pascoaes: Biografia de José Carlos Casulo
. Viajar com... António Nobre de António José Queirós
. Viajar com... Teixeira de Pascoaes

e ainda de todas as obras/publicações e revistas consideradas pertinentes para o enriquecimento deste projecto que se quer articulado com as Instituições/Organismos existentes neste Concelho.

Agradecendo desde já toda atenção e colaboração prestadas e a aguardar rápida resposta

Atenciosamente

Anabela Matias de Magalhães

A resposta recebi-a ontem. Pronta e decidida. Os recursos solicitados estão à minha espera na belíssima Biblioteca Municipal Albano Sardoeira onde entrarei, na próxima quinta-feira, com um sorriso particularmente feliz nos lábios, pronta para carregar e transportar um espólio precioso para o agora incomparavelmente mais rico Centro de Recursos da Sala de História, da EB 2/3 de Amarante.

Em nome de todos os que dele beneficiarão, agora e no futuro, os meus agradecimentos, Senhor Presidente.

Anabela Magalhães


2 comentários:

  1. Fico muito contente.
    Parabéns e sempre em frente e com um sorriso nbos lábios, sempre!
    beijo

    ResponderEliminar
  2. E cá vou eu, Em@, dando um passo a seguir ao outro. Parada não fico. Como eu te entendo quando te assumes como irrequieta!
    Beijinhos, Linda e muitos thankiús pelo apoio que aqui me deixas!

    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar