sábado, 28 de maio de 2011

Clube de História - Palestra

Palestra "Vida e Obra de Amadeo" - Sala de História -EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Clube de História - Palestra

A palestra que ontem decorreu na Sala de História da EB 2/3 de Amarante, integrada no Projecto "História em Movimento", mais concretamente no Clube de História e na parceria por mim estabelecida entre a EB 2/3 de Amarante e o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, palestra subordinada ao tema "Vida e Obra de Amadeo", foi um êxito.
Assistiram os sócios do Clube de História, que a palestra era-lhes dirigida, e ainda os alunos que apareceram pedindo para escutar os nossos palestrantes de fim de tarde de sexta-feira e que trocaram, voluntariamente, um último tempo de brincadeira na Escola, por uma actividade mais séria, colateral ao seu percurso escolar em que se procura sensibilizar esta gente nova para a História Local, para a importância de um património que é nosso, amarantino em primeiro lugar, mas também português e, mais do que isso, mundial.
As visitas apresentaram-se mais do que a horas e, quando eu subi ao Pavilhão Central, já me esperavam no átrio da Escola, acompanhadas de um personagem muito especial, um Amadeo de Souza-Cardoso em tamanho natural que assentaria como uma luva na Sala de História, junto das duas reproduções de desenhos de Artista, que ajudam a tornar o nosso espaço mais simpático, acolhedor, humanizado.
A palestrante foi a Drª Cláudia Cerqueira, personagem inigualável a quem eu sempre peço que me guie os miúdos no museu, durante as visitas que sempre preparo com as minhas turmas de nono e as minhas turmas de CEF quando lhes lecciono o módulo de Património, dado que lhe reconheço uma sensibilidade incrível para a faixa etária em causa. Aquando do regresso à escola os comentários dividem-se em entusiasmados "Foi fixe!" e louvores à simpatia, profissionalismo e originalidade da Drª Cláudia Cerqueira.
Pois ontem foi fixe. A Drª Cláudia Cerqueira apresentou-se com um braço direito simpatiquíssimo e primoroso, Renato Teixeira, nosso antigo aluno que aproveitou para rever o espaço que também foi dele um dia.
A palestra decorreu num ambiente descontraído, com parte dos alunos já velhos conhecidos dos intervenientes, e percorremos juntos a "Vida e Obra de Amadeo, contextualizando-o numa fase final de monarquia e início do novo regime político do qual somos hoje herdeiros. Observámos fotografias de família, belíssimas, com aquela patine que só o tempo lhes dá e,acima de tudo, os miúdos tomaram consciência da importância do personagem original, determinado, senhor do seu nariz, de uma criatividade à prova de bala num contexto português tão tacanho e tão adverso, percurso por certo só possível porque Amadeo foi beber a Paris, a Cidade Luz onde tudo acontecia, onde todos os movimentos de vanguarda surgiam entre gente empenhada em rasgar cânones, entre gente empenhada em fazer diferente.
A palestra foi toda filmada e fotografada pelo nosso professor Taveira, elemento indispensável para que estas actividades não se esboroem no ar. Agradeço-te, Taveira, a disponibilidade sempre demonstrada, a que me respondes sempre com um sorriso, quando te proponho mais trabalho...
E obrigada, Cláudia! E obrigada, Renato! Obrigada por um fim de tarde que, penso, foi também do vosso agrado. Sem dúvida que do nosso foi. Muito. Tanto que repetiremos para o ano.

Anabela Magalhães

2 comentários:

  1. Anabela gostei do seu sítio e do Melro a cantar, mas se gosta do bicho é melhor subscrever a petição http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N10013 pois querem acabar com o "pretinho de bico amarelo".
    Segundo notícia avançada no Semanário SOL de 13 de Maio de 2011, a partir de Novembro de 2011, os Caçadores vão poder matar, por dia, 40 melros - Aves emblemáticas e até agora protegidas por Lei! A medida está a chocar as associações do sector, que garantem que tal não foi negociado na definição do calendário venatório para os próximos três anos. Ora, se nem a Federação Portuguesa de Caçadores (APC) está de acordo, nós - que apreciamos a Natureza - não podemos deixar que esta Lei entre em vigor. PASSE PALAVRA! Diga NÃO, à caça ao MELRO!

    De falar em amarelo a xinoca é toda gira...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Anónimo... lá passarei...

    ResponderEliminar