sábado, 21 de maio de 2011

Novidades - Palestras Ano Lectivo 2011/2012


Igreja de S. Domingos ou de Nossa Senhora dos Aflitos - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Novidades - Palestras Ano Lectivo 2011/2012

Parte da minha manhã de hoje foi passada na conhecida Igreja de S. Domingos, em Amarante, igreja também conhecida pelo nome de Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos, uma preciosidade barroca em avançado estado de degradação.
Pois esta Igreja está a ser intervencionada por uma equipa de técnicos da empresa Signinum, sediada em Braga, e permanecerá fechada ao público até que as obras de conservação e restauro estejam concluídas. Hoje foi dia de visita guiada, logo pela manhã, e um grupo de curiosos, que se inscreveram previamente nesta actividade, puderam ouvir as explicações dadas por um dos técnicos que está envolvido neste empreendimento que restituirá, finalmente, a Igreja a Amarante e aos amarantinos. A Igreja de S. Domingos, pequena jóia barroca sobranceira a S. Gonçalo, estava fechada há anos, tal a degradação a que chegara e só muito raramente as suas portas se abriam à comunidade local e aos forasteiros.
As obras durarão, por certo, alguns anos, mas vai valer a pena.
E também vai valer a pena realizar a visita que já programei, junto do técnico que hoje me/nos guiou, e que se destinará aos alunos sócios do Clube de História, no sentido de os familiarizar com o Património Local, tantas e tantas vezes menosprezado, até por nós, professores.
Saibamos aproveitar todas as oportunidades que no dia-a-dia nos vão surgindo. Saibamos valorizar o que temos à mão de semear, sem custos adicionais para o estabelecimento de ensino onde estamos inseridos. Santos da Casa têm de fazer milagres.

Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário